quarta-feira, 13 de junho de 2012

 Tema: Homo Homini Deust Est. O Cristianismo segundo Feuerbach

Ludwig Feuerbach foi um filósofo alemão que não é muito conhecido no Brasil, geralmente é visto como filósofo secundário entre Hegel e Marx, isso é desconsiderar sua vasta obra literária. Feuerbach foi importante, pois foi peça fundamental ao materialismo histórico de Marx.
O tema a ser tratado é mais especificamente sobre o seu mais famoso livro A Essência do Cristianismo publicado em 1842 onde ele diz que a essência da religião cristã é a essência humana exteriorizada e objetivada e que a teologia não passa de uma antropologia invertida. Assim mostra Rubem Alves no seu prefácio a edição brasileira, transcrevendo um trecho de Feuerbach:
" (...) 'Eu não digo, de forma alguma, que Deus é nada, que a Trindade é nada, que a Palavra de Deus é nada, etc. Isto seria muito fácil! Eu somente mostro que estes símbolos não são aquilo que as ilusões da teologia deles fazem.'"
 Atualmente é importante fazer uma crítica ao cristianismo por continuar a ser um dos principais meios de alienação da massa. O cristianismo impede os seres humanos de desenvolver sua razão e senso crítico e desfrutar da vida atravez de seus desejos sensoriais sem culpa.
____________________

Sarah Rodrigues dos Santos 
série:3ºC 
Orientador: Leon Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário