sexta-feira, 15 de junho de 2012


Mitologia Grega e o Cotidiano
Orientador: Roberto Rosas
Carlos Eduardo Marrega de Souza



Tese


O objetivo principal deste TCC é fazer a mitologia grega através da psicologia mais próxima do nosso cotidiano, mitos, deuses olímpicos como poderem identificar os mitos nas pessoas e como os mitos indiretamente podem influenciar as pessoas.


Objetivo


Este tema merece ser discutido, pois a cultura grega que nos serve de herança e as influências em diversos campos dos quais estudamos até hoje, ou seja, temos o objetivo de aprofundar o estudo neste tema e esclarecer possíveis curiosidades.
Opiniões, polêmicas que serão discutidas com relação ao tema e a tese também serão abordadas uma visão psicológica do tema para explicar melhor a relação entre os mitos e o cotidiano: Poderá causar opiniões controversas quanto à crença ou não nos deuses gregos, podendo assim gerar discussões, a visão da psicologia irá ajudar a nos identificarmos com os personagens da mitologia de uma forma indireta.
Método de pesquisa, metodologia, pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo: Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.


Mitologia Grega e o cotidiano


Na Mitologia Grega, através de sua história e de cada um de seus Mitos, podemos compreender o desenvolvimento da consciência do ser humano
Não são os deuses e deusas da mitologia que devemos reverenciar como se estivessem dentro de nós ou em algum lugar, pedindo suas bênçãos, pois eles são apenas representações das qualidades e das características humanas. Deuses e deusas servem como referência e compreensão mais ampliada do ser humano.
Portanto, o estudo dos Mitos nos leva a uma maior compreensão das características morais, emocionais e espirituais do ser humano – e seus respectivos desenvolvimentos – pois cada Mito representa determinadas qualidades humanas, num leque que vai desde a polaridade positiva até o outro extremo, a negativa; assim como, de forma genérica, podem expressar-se em cada um de nós.
Apresento então alguns Mitos Gregos como exemplo. Podemos perceber que eles são, cada um deles, representações simbólicas da natureza e, por analogia, apresentam qualidades humanas positivas e negativas; demonstrando, desta forma, simbolicamente, a inter-relação entre o ser humano e a natureza.





Nenhum comentário:

Postar um comentário