sexta-feira, 15 de junho de 2012

         As consequência dos lanches rápidos em ambiente de rua .
          

               Esse tema envolve todos os cursos em q queremos nos profissionalizar (Medicina,Nutrição,Gastronomia). O tema escolhido  fala sobre os riscos que você corre ao comer na rua , ás vezes por falta de tempo .Então esclhemos o tema porque é do interesse de todos, além de gostamos .
    O lanches rápidos em ambiente de rua , podem ser perejudiaa saúde.Já que muiras vezes ao preparados de uma forma inadequanda.na falta de higiene pessoal e alimentar, contendo batérias e fungos

                                     

                                                                                                      Orientador: Marcos Antônio

                                  Ana Carolina Pereira
                                  Lorraine Carvalho
                                  Danilo Ramalho
                                  Thainá Joara

Mitologia Grega e o Cotidiano
Orientador: Roberto Rosas
Carlos Eduardo Marrega de Souza



Tese


O objetivo principal deste TCC é fazer a mitologia grega através da psicologia mais próxima do nosso cotidiano, mitos, deuses olímpicos como poderem identificar os mitos nas pessoas e como os mitos indiretamente podem influenciar as pessoas.


Objetivo


Este tema merece ser discutido, pois a cultura grega que nos serve de herança e as influências em diversos campos dos quais estudamos até hoje, ou seja, temos o objetivo de aprofundar o estudo neste tema e esclarecer possíveis curiosidades.
Opiniões, polêmicas que serão discutidas com relação ao tema e a tese também serão abordadas uma visão psicológica do tema para explicar melhor a relação entre os mitos e o cotidiano: Poderá causar opiniões controversas quanto à crença ou não nos deuses gregos, podendo assim gerar discussões, a visão da psicologia irá ajudar a nos identificarmos com os personagens da mitologia de uma forma indireta.
Método de pesquisa, metodologia, pesquisa bibliográfica ou pesquisa de campo: Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo.


Mitologia Grega e o cotidiano


Na Mitologia Grega, através de sua história e de cada um de seus Mitos, podemos compreender o desenvolvimento da consciência do ser humano
Não são os deuses e deusas da mitologia que devemos reverenciar como se estivessem dentro de nós ou em algum lugar, pedindo suas bênçãos, pois eles são apenas representações das qualidades e das características humanas. Deuses e deusas servem como referência e compreensão mais ampliada do ser humano.
Portanto, o estudo dos Mitos nos leva a uma maior compreensão das características morais, emocionais e espirituais do ser humano – e seus respectivos desenvolvimentos – pois cada Mito representa determinadas qualidades humanas, num leque que vai desde a polaridade positiva até o outro extremo, a negativa; assim como, de forma genérica, podem expressar-se em cada um de nós.
Apresento então alguns Mitos Gregos como exemplo. Podemos perceber que eles são, cada um deles, representações simbólicas da natureza e, por analogia, apresentam qualidades humanas positivas e negativas; demonstrando, desta forma, simbolicamente, a inter-relação entre o ser humano e a natureza.





E.E. Professor Augusto Ribeiro de Carvalho
São Paulo, 15 de junho de 2012
Integrante: Aline Oliveira 3º D 
Fernanda Hellen 3º D
Tainã Moreira 3ºA

                                                             
    Tema: Islamismo
A escolha do tema foi com o objetivo de mostrarmos como essa religião pode ser interessante a partir do momento que nos aprofundamos no assunto, por ser muito machista e ter muitas regras e punições, é algo que chama atenção e se torna polêmico.

O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita. Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único.
A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Alá significa Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países.
O livro sagrado do Islamismo é o alcorão, consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.
Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:
- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta;
- Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat);
- Ser generoso para com os pobres e dar esmolas;
- Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum);
- Ir em peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj).
Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas. Xiita significa “partidário de Ali” – Ali Abu Talib, califa (soberano muçulmano) que se casou com Fátima, filha de Maomé, e acabou assassinado. Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Islã e discípulo de Maomé. As principais características são:
Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.
Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos.
Alguns pontos em comum entre Xiitas e Sunitas são: a individualidade de Deus, a crença nas revelações de Maomé e a crença na ressurreição do profeta no Dia do Julgamento.
No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil.
                                       
Orientador(a): Mariene Natal(História) 

AS INFLUÊNCIAS DO ROCK PROGRESSIVO NA SOCIEDADE DOS ANOS 70


Com esse tcc queremos mostrar o impacto que esse estilo de musica causou nos jovens dessa época, como de jovens apáticos se tornaram visionários poetas e atristas. 
 Por meio das bandas e suas letras de musica vamos levar a piração a politica, a imaginação desses jovens, queremos mostrar o choque cultural que esse estilo causou . 
Vamos trabalhar a poesia imaginação, e tudo o que embalou a sociedade dos anos 70.

 Adriane Cristina Ferreira  
Bruna Câmara Lima
3º A 
Orientador 
Antônio Gouveia Branco 

Erros Médicos

Erros Médicos


Inicialmente queremos entender porque ocorre tantos erros durante toda a história. Aspectos de um doutor, como a distração, preguiça, cansaço ou má vontade e que atualmente encontramos na maioria dos doutores, que exercem uma profissão séria e de pura responsabilidade, para salvar nossas vidas. Porém, não é o que acontece em muitos casos. Pesquisaremos sobre o assunto através de livros da área de medicina, revistas especializadas, pesquisas a internet, recortes de revistas e jornais de antigos casos e fatos atuais para podermos entender melhor os erros, suas vítimas, os acusados e principalmente as punições.


Dayane Anaya  3ºA
Jéssica Oliveira 3ºB 


Orientador
Marco Antônio Soares Gonçalves

Conflito entre grandes potências pela água



Todos sabem que a água é um recurso finito, e que sua qualidade e quantidade vêm diminuindo a cada ano que passa. Mesmo sendo um recurso essencial à sobrevivência de qualquer ser vivo, água é desperdiçada e rios são poluídos sem limite algum, e sua comercialização piora ainda mais a situação.


Falaremos especificamente sobre conflitos gerados com a crise da água, mostrando exemplos principalmente no Oriente Médio, nos Estados Unidos e um possível conflito futuro no Brasil, já que somos detentores de uma quantia invejável de água e possíveis soluções para esses conflitos, visando preservar esse recurso tão precioso. Buscaremos também soluções viáveis para conter o desperdício de água potável.






Carla da Silva
Jacqueline Laudano Rocha
Priscilla Fanti Ferreira
3ºC
Orientador: Antonio Branco


RAIOS: ESTUDO E CONSEQUÊNCIA




  Quando começa uma chuva, com nuvens escuras e carregadas, logo percebemos que ocorrem vários clarões saindo de dentro delas. Esses clarões são relâmpagos ou descargas atmosféricas. Entre eles se destaca os relâmpagos que se conectam com o solo, conhecidos como raios, apesar de representarem uma menor quantidade (cerca de 30 % do total), são o objeto de pesquisa do nosso TCC. Eles têm como característica o alto poder destrutivo que possuem.

  O Brasil, por ser um país muito grande e próximo do equador, é um dos países de maior incidência de raios no mundo. Estima-se, que nosso país é o campeão mundial na ocorrência. Eles trazem enorme prejuízo a nossa sociedade, estimamos anualmente em cerca de R$ 500 milhões. Diversos setores são afetados: telecomunicações, agricultura, aeronáutica, construção civil, indústria em geral, o setor elétrico e até o cidadão comum.

  Nosso grupo tem como foco, ter melhor compreensão do funcionamento e seus perigos para ter uma melhor ideia de como se proteger, Além de ser um espetáculo da natureza que intriga, traz muitas dúvidas e curiosidades.


Allex Caracas
Gilliard Rodrigues Araujo
Paulo Henrique Miranda
Renato Vitorino


Orientador: Luiz A. B. Coelho

                                                               Stock Car 

A Stock Car Brasil (também chamado de Campeonato Brasileiro de Stock Car) é uma modalidade de automobilismo do Brasil criado em 1979. Atualmente consiste em 3 competições, a Stock Car V8 (Copa CAIXA), a Copa Montana e a Mini Challenge. No dia 22 de abril de 1979 ocorreu a primeira prova do campeonato Brasileiro de Stok Car que consideramos um marco na historia do automobilismo, que foi realizada no autódromo de Tarumã no Rio Grande do Sul . Em 1982 o Campeonato Brasileiro de Stock Car desembarcou em Portugal, de 1989 a 1995 a Stock Car teve um único vencedor, o piloto Ingo Hoffmann, que na época havia acabado de voltar da Fórmula 1, a partir de 2000 vários fatores ligados à nova administração do campeonato, como a parceria com a Rede Globo que elevou a Stock Car à principal categoria automobilística do Brasil. Na temporada de 2005 a Stock desembarcou na terra dos nossos hermanos argentinos, em 2006 a marca Volkswagen-Bora entrou para o time da Stock Car, em 2007 Cacá Bueno consagrou-se como bicampeão e a Stock ganhou um novo patrocinador que também passou a dar nome ao campeonato, que agora passava a ser Copa Nextel Stock Car. Ja na temporada de 2008 o campeonato ganhou a emocionante “Corrida do Milhão” e o piloto Ricardo Maurício foi consagrado como grande campeão, mas agora nesses dois ultimos anos a Stock Car teve mudanças nos modelos dos carros, que ficaram mais tecnológicos e seguros, e na quantidade de carros por corrida que passou a ser de 32. Além disso, o campeonato foi rebatizado para a atual Copa Caixa Stock Car.
                                                                                                                                                                                                        
                               
                                 Stock Car 2012 Largada Interlagos São Paulo      

                                                                                                                           Grupo:
                                                                                                      Andreza Silva Gomes N° 05 3D
                                                                                                      Crizel Lourençon Soares N° 06 3C
                                                                                                      Luanna Rocha de Araujo N° 24 3C

                                                                                                      Nayara Oliveira da Costa N° 31 3C
                                                                                                                      Orientador : Neri


psicopata: uma mente perigosa.

O tema foi escolhido com o objetivo de mostrar o comportamento e as características desses indivíduos . Psicopatas não são só aqueles que matam . O foco principal da pesquisa , é mostrar que pessoas que possuem essa ''doença'' , ou melhor dizendo , essa falta de empatia ,  não precisam ser agressivas ou matar alguém para ser considerada psicopata .
 Pessoas podem ser consideradas psicopatas , a partir de simples demostrações , onde podem ocorrer grandes abalos tanto psicológicos quanto fisiológico .
Geralmente esses indivíduos são frios , calculistas , dissimulados e manipuladores que só pensam em si próprios . 
Para atingir o tema proposto serão analisado artigos , entrevistas , livros e filmes do gênero .




                                                                                                                     Juliana Bueno
                                                                                                                     Lidia Cavalcanti 
                                                                                                                     Natália Rodrigues Santos 
                                                                                                                     Tainá Soares de Souza
                                       "Drogas Ilícitas : Quem é o maior prejudicado ?"


O estudo teve como objetivo descrever e analisar a relação dos Usuários de Drogas ; quem é o maior prejudicado , com o uso de drogas ilícitas na prática de classes socias , buscando verificar o contexto em que fazem uso de drogas no dia-a-dia, identificando e esclarecendo os motivos que levam a população brasileira a utilizarem tais substâncias quimicas no momento da prática, descrevendo as causas, impactos, dependencias, & consequencias que cada indivíduo sente ao utilizar estas drogas, além de analisar os problemas decorrentes do uso de drogas que fazem mal a saude e a sociedade. 

Uma pequena definição de Drogas Ilícitas : 

são substâncias químicas que são PROIBIDAS no país de serem produzidas, consumidas e comercializadas por lei e não são totalmente aceitas na sociedade. Elas são ilícitas porque o governo proibe o uso desse tipo de drogas pelo mal que elas causam à saude de usuários  e anualmente muitos deles morrem de overdose.
As drogas mais utilizadas e reconhecidas atualmente são : Maconha , Cocaína, Crack, Ecstasy, Lança-Perfume, LSD , Anfetaminas,  Heroina, Óxi e Inalantes . 






Alunos : Bruno Cavalcanti 3º B
              Carolina Marcon 3º B
              Dalila Ramalho 3º B
              Priscila Miranda 3º A
Orientador : Micheli 






Os Animais e a Mídia


      
  Tema: Os Animais e a Mídia
  Orientador: Leon Diniz
                                                                                    
      O objetivo da nossa pesquisa é nos conscientizarmos de como as pessoas tratam os animais, quando os mesmos, são usados na mídia. Gostaríamos de saber e iremos esclarecer qual o método utilizado para passarem com tanta clareza à população, que os animais, fazem isso com tanta naturalidade, como se fosse algum comum dessa espécie.

       Em nossa pesquisa nos focaremos apenas na ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais- www.anda.jor.com), sendo o primeiro portal jornalístico do mundo voltado exclusivamente a fatos e informações do universo animal. Cuja sua proposta é servir também de referência a toda sociedade, respondendo aos questionamentos e incentivando novas atitudes, sempre sob o foco dos “direitos animais”. Com entrevistas, depoimentos, reportagens, dos colunistas, colaboradores do site tratado em questão.

Os tópicos referentes ao nosso trabalho, não estando necessariamente na ordem correta, serão:

-  A ANDA
-  Os Animais
- Televisão
- Cinema
-  Internet/ Redes Sociais
- Revistas
- Rodeio

Resumidamente, nosso trabalho será esse, pois, agora a mídia está informando melhor a população sobre os maus tratos envolvendo os animais, mostrando o outro lado da história, ou seja, revelando quem são realmente as vítimas, e iremos usa- lá na construção de nosso trabalho.

Reciclagem um alerta para o planeta






      Escolhemos o tema Reciclagem um alerta para o planeta, pois é um assunto que todos conhecemos mas não damos muita importância para  isso, achamos que é muito complicado, mas se parar-mos para ver não é muito difícil de reciclar.
    Além disso, é um tema muito interessante e através das pesquisas feitas estamos aprendemos cada vez mais,como é fácil reciclar e qual a sua importância.
    Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.


Bruna Oliveira Gomes
Camila Gigov Soares da Rocha
Maisa da Luz Mota
Vanessa da Luz Mota
Orientador: Antonio Gouveia Branco

Adoção de Crianças e Jovens

                           









       Escolhemos a adoção de Crianças e Jovens como tema para nosso Tcc,pois é um assunto que muitos já ouviram falar,mas que poucos têm conhecimento de suas leis e dificuldades.Além disso,é um tema que,pode não parecer,mais ainda enfrentar muitos preconceitos.

     Adotar é a maneira que algumas pessoas encontram para assumir alguém como filho,mesmo não sendo pais biológicos,por não conseguirem através,de métodos naturais ou simples opção.
      Concluindo-se na adoção,o adotado passa a ter os mesmos direitos e deveres que um filho biológico teria. 


Larissa Luz
Michele Luiza
Natan D' Angio
Thais Silvério
Orientador: Cláudia Captuc






3°C TCC [Facebook]

            No nosso TCC, falaremos sobre o Facebook, e teremos como abordagem principal
           os pontos positivos e negativos. Também iremos falar um pouco da Globalização, Internet e Redes Sociais(como surgiram, o que representam e a ligação que cada um desses títulos tem com as pessoas). Além de falarmos sobre os Principais acontecimentos na vida de Mark Zukerberg, de quando ele nasceu, as escolas frequentadas, e como se tornou um bilionário em tão pouco tempo(Biografia).

3°C
 Stefanie Ferreira  
 Guilherme Lopez
 Leticia Helena
 Lilian Kellen

Orientadora : Yoná  Santos.

A Assessoria de um Atleta



                                                    
             Dentro desse tema buscaremos entender como a assessoria influência no desenvolvimento esportivo de um atleta. Esclarecendo a pergunta: "Atletas de mesmas modalidades quando são assessorados, tem o mesmo desempenho dos atletas sem assessoria?. E atletas de diferentes modalidades quando assessorados, possuem o mesmo desenvolvimento?’’
             Através de leituras e trabalhos de campo, adquirindo mais conhecimento sobre o tema, buscaremos relacionar as nossas pesquisas, definindo sobre a importância da assessoria na vida de um atleta( Consagrado e que está surgindo), se realmente a assessoria ajuda no desempenho e no desenvolvimento do atleta. Será que um atleta sem uma boa assessoria, apenas sobre o seu grande nível de profissionalismo, consegue o auge no esporte? Com entrevistas que pretendemos fazer nos CT's de clubes de futebol e empresas de assessorias, pretendemos esclarecer essa pergunta, com as próprias respostas de profissionais da área, tanto assessores como atletas profissionais e amadores.


                                                                                                                 Deivid de Oliveira  3ºC
                                                                                                                 Lucas Rodrigo 3ºC
                                                                                                         Orientador: Profº Vinicius Rossetti

Futebol - Como ensinar futebol para deficientes visuais .

Futebol - Como ensinar futebol para deficientes visuais
Nosso Tema é " Como ensinar futebol para deficientes visuais " escolhemos com o objetivo de mostrar para a sociedade a vida esportiva de um " Deficiente Visual "e todas as suas dificuldades pessoais e profissionais por serem vítimas do preconceito. Pelo fato de não serem dotados do sentido natural da VISÃO, adquirem melhor a audição e no FUTEBOL DE CINCO é utilizado uma bola com "guizos internos" para facilitar sua localização.
Uma pequena definição do esporte:
" O Futebol de cinco, conhecido também como futebol de cegos, ou Futsal de Cegos, é uma adaptação do futsal para pessoas cegas. O esporte, organizado pela IBSA - International Blind Sports Federation, é jogado com regras modificadas da fifa, com bandas laterais, os times tem 4 jogadores de linha cegos, e o goleiro que enxerga normalmente (ele joga numa área reduzida, de 5mX2m. Os times usam também um chamador, que é um membro do time que fica atrás da meta adversária, orientando os jogadores de ataque. A bola possui guizos que produzem sons, através dos quais os atletas podem encontrar a bola. As partidas oficiais tem dois tempos de 25 minutos, com 10 minutos de intervalo.
O Futebol de Cinco é também chamado de Futebol B1, pois apenas atletas pertencentes a classe B1 das regras da IBSA podem participar dele.
  • B1 - Totalmente cego ou incapaz de perceber a forma de uma mão.
  • B2 - Possui visão parcial, capaz de reconhecer a forma de uma mão e possuidor de acuidade visual de até 2/60 ou campo visual menor que 5 graus.
  • B3 - Visão parcial, acuidade visual entre 2/60 e 6/60 e campo visual entre 5 e 20 graus . "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_de_cinco

Nosso maior e melhor objetivo é incentivar e ensinar cada vez mais como conviver com deficientes visuais, e ajudar a se integrar no meio esportivo.

Seleção brasileira de futebol de cinco comemora o bicampeonato paraolímpico.


GRUPO: Lucas César
Matheus Santiago
Raphael Fonseca
Victor Rashid
3º ano A

Albert Einstein e sua importância na Física.



                                  
 “A curiosidade é mais importante do que o conhecimento” [A. Einstein].  E essa foi a frase que nos deu um grande ''empurrão'' para termos certeza, de que esse era o tema certo para o nosso  TCC.
Curiosidades como;
Quem foi exatamente Albert Einstein? Por que será que aprendemos as leis de Newton no colegial, e não as leis de Einstein?  O  que é o quinto elemento? - Serão esclarecidas, para mostrar, que não é tão difícil assim entender um pouco do mundo tão misterioso, desse homem fantástico e de grande destaque no século XX.  E acredite, esse tema pode ser muito mais interessante e surpreendente do que o que você espera!

 

Leonardo Guedes            Nº12
Renata Cristina               Nº27
Stephanie Fernandes       Nº 32
3ºA 

Orientador: Luíz - Física.
                                                            


                                                                             

Guerra Fria

Guerra Fria

O nosso grupo vai procurar falar sobre toda a história da guerra fria desde como iniciou , os motivos , o fim e etc, e em que esteve envolvida após a segunda guerra mundial.

Nosso objetivo é mostrar os motivos e razões dessa guerra que ficou tão conhecida e que ficou marcada na história.

Nós escolhemos esse tema para esclarecer este  período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética , compreendendo o período entre o final da Segunda guerra mundial e a extinção da União Soviética , e também sobre a crise pós guerra.









Integrantes do grupo:

Gustavo de Lima Lopes           3ºB
Thais Santos Lima                    3ºB
Rafael Silva                              3ºD

Orientador: Mariene (História)
 "Mauricio de Sousa-uma abordagem social"

Nos alunos do 3º A, temos o objetivo de concluir o TCC sobre Mauricio de Sousa-uma abordagem social. Onde mostraremos o que há além de uma simples história em quadrinhos, por isso escolhemos Mauricio de Sousa, por ser muito conhecido e também admirado por muitas pessoas, até as empresas que licenciam a Turma da Mônica, leram ainda crianças às obras e adoram Mauricio. Este grande mestre em mercado HQ (suas obras chegam até a China), nos trás grande orgulho e respeito, admiramos muito seu trabalho, a forma que ele trás os problemas da sociedade para os quadrinhos, preparando as crianças. Também, passaremos as mensagens dos personagens de inclusão social, que Mauricio criou e conquistaram nossos corações. Além de muitas outras curiosidades que revelaremos sobre sua grande e principal obra a “Turma da Mônica”.

Ana Carolina Bonatto
Luana Rebeca Vieira
Marcus Vinícius Rovigatti
Mariana Leite
3ºA
Orientadora: Margareth da Silva



















Usina Hidrelétrica De Belo Monte


Usina hidrelétrica de Belo Monte




O Brasil é um dos cinco maiores produtores de energia hidrelétrica no mundo e há mais de vinte anos uma obra vem se tornando alvo de polêmicas: a Hidrelétrica De Belo Monte. A usina é considerada a maior obra do Programa De Aceleração Do Crescimento do governo federal e será a terceira maior hidrelétrica do mundo e a segunda maior do Brasil com a potência semelhante a maior hidrelétrica do Brasil a Usina de Itaipu.

Nós escolhemos esse tema por ser atual e polêmico e que envolve a sustentabilidade, o crescimento econômico do Brasil, impactos ambientais e sociais.

Há pessoas que apoiam a obra por ser um estímulo à economia do Pará e do Brasil e outras que são contra por afetar o ciclo do Rio Xingu e por algumas espécies de animais entrar em extinção e por causar impactos na vegetação. Mas será que nós precisamos mesmo dessa usina no nosso país? 


Orientador: Antonio Gouveia Branco
Integrantes do grupo:
Sabrina Fernandes Rodrigues  n°30 3°A
Tamires De Oliveira Andrade n°34 3°A
Taynara Ferreira Dos Santos n°29 3°B
Viviane Maria Da Silva n°41 3°C


CRACOLÂNDIA


A Cracolândia é uma área do centro da cidade de São Paulo muito próxima à região da Luz, utilizada por jovens das mais diferentes características físicas e psicológicas, como um lugar para fazerem livre uso de drogas de diversos tipos, um em especial o “crack” (de onde vem o nome “Cracolândia”.), sem a intervenção de familiares ou das autoridades públicas. Essas pessoas veem erradamente nas drogas, entorpecentes a saída da sua vida de problemas sociais e econômicos. Infelizmente, quem perde com isso não são apenas esses jovens, que têm sua vida mais prejudicada, mas também essa localidade do centro de São Paulo, que tem a sua imagem arranhada, danificada, ou seja, sem o brilho que no passado a tornava um diferencial na cidade.

Nesse trabalho vamos estudar o problema da Cracolândia e a importâcia de solucioná-lo.

Nome: Gustavo Henrique Dos Santos Moraes
Orientadora: Rose Inah Nogueira- Série: 3ºB.

                         Miséria na África

   Que a África é um continente miserável e pobre, todos nós já sabemos, mas não conseguimos explicar com exatidão o motivo dessa pobreza. Se deve principalmente às divisões territoriais feitas pelo seu colonizador (Europa) e sua má administração.
  Nossa intenção não é mudar o mundo, ou criar ideologias contra o governo, e sim entender e poder explicar com clareza o que foge do clichê quando o assunto é África, além daquilo que se vê na televisão. O território africano ocupa aproximadamente 30 milhões de km², contendo florestas e rios, que vêm sendo devastados, onde se criou uma exportação e infra-estrutura em que só um dos lados se beneficiava, onde só se extraía matéria prima, para o abastecimento do mercado europeu, e nada era resposto, causando uma tremenda escassez.
  Vamos abordar o período Neocolonialista, o território africano, suas doenças, costumes, e principalmente, porque depois de tanto tempo, ainda existe fome e pobreza num continente geograficamente rico.


    

                                                                                                                               

Alunos:   Karen M. S. dos Reis,
 
Natália Rodrigues Pereira,

Nathaly Peres de França,

Pamela Mlaker dos Santos. 

Orientadora: Elaine Brito

Nutrição



Sabemos que para uma vida saudável é preciso praticar atividades físicas, com orientação de um profissional e médio e principalmente uma alimentação saudável.
Para o tcc  deste ano,trouxemos o tema Nutrição, que não engloba somente a alimentação de quem faz dieta, quer emagrecer e manter a forma, mas também diversos tipos de alimentação
que não faz parte do cotidiano de muitas pessoas.
O foco é na diversidade nas formas de comer.Como podemos ter uma ótima saúde,sendo vegetariano, e optar por não comer carne.
Sim é possível,e com um acompanhamento de um especialista, a pessoa não terá problemas de saúde ou hormonal e pode viver bem,como as outras pessoas.
A questão em si é porque a pessoa toma essa decisão e porque há preconceito em relação a elas.É o que estudaremos daqui para frente.

                                                                                                            
                                                                                                            Angra Tanny de Farias
                                                                                                            Franciele Pereira dos Santos
                                                                                                            Lucas Lemos de Almeida
                                                                                                            Gabriel Valladão
                                                                                                            Orientação de: Leon Dennis